Ir para o conteúdo

Primeiro Programa Informático com Certificado Ecológico de Todos: O conhecido leitor de PDF's do KDE Okular

O produto multi-plataforma, gratuito e de código aberto é agora reconhecido pelo seu desenho de 'software' sustentável

Quarta, 16 de Março de 2022 | Joseph P. De Veaugh-Geiss


Imagem do Okular
Ícone do Okular

O Okular, o famoso visualizador de PDF's e documentos multi-plataforma do KDE, foi reconhecido oficialmente pelo desenho de 'software' sustentável, como foi reflectido nos recentes critérios de certificação ecológica de 'software'. Em Fevereiro de 2022, o Okular ganhou o emblema ecológico Blue Angel, o emblema ambiental oficial atribuído pelo governo alemão. Introduzido em 1978, o Blue Angel é o prémio ambiental estabelecido há mais tempo em todo o mundo, e o Okular é o primeiro produto de 'software' a ser certificado com este selo. Melhor ainda, o Okular é o primeiro programa de computador certificado ecologicamente de ️sempre, dentro das 30 organizações da Global Ecolabelling Network! Esta rede, da qual a Blue Angel é um membro, representa mais de 50 países.

O KDE é uma comunidade mundial de engenheiros de 'software', artistas, escritores, tradutores e criadores comprometidos com o desenvolvimento de 'Software' Livre. Com a missão de longa data e a visão de acompanhamento, assim como o talento e capacidades dos membros da sua comunidade, não é uma surpresa que o KDE seja um pioneiro entre o grupo de pessoas e organizações na condução de uma discussão sobre 'software' sustentável. Este grupo inclui a Blue Angel propriamente dita e os investigadores por trás dela, os apoiantes como a Free Software Foundation Europa, outros projectos de 'Software' Livre e um conjunto cada vez maior de outros membros. Agora, com o primeiro produção de 'software' certificado ecologicamente, a comunidade do KDE está a celebrar esse feito em conjunto com a comunidade de 'Software' Livre cada vez maior, assim como o departamento de informática em Umwelt Campus Birkenfeld, onde os investigadores mediram o consumo de recursos e energia do Okular e de outras aplicações do KDE.

O KDE foi fundado em 1996 e mantém vários produtos de 'Software' Livre e de Código Aberto, incluindo o ambiente de trabalho Plasma; a aplicação de desenho para pintores e desenhadores gráficos Krita; o pacote de actividades educativas para crianças GCompris; o produto de edição profissional de vídeo Kdenlive e, obviamente, o Okular, um programa essencial que lhe permite ver todos os tipos de documentos, incluindo PDF's, bandas desenhadas, documentos científicos e académicos. O Okular também lhe permite verificar as assinaturas digitais e assinar você mesmo os documentos, assim como incluir alguns textos anotados e comentários directamente incorporados no documento.

Os critérios do prémio Blue Angel para o 'software', com o seu foco na transparência da eficiência energética e de recursos, o tempo de vida do 'hardware' e a autonomia do utilizador, oferecem uma métrica excelente para iniciar uma discussão sobre a sustentabilidade do 'software' e avançar o desenvolvimento nessa área. Como tal, em 2021, o KDE iniciou o KDE Eco, um projecto com o objectivo de colocar o KDE e o 'Software' Livre na vanguarda do desenho de 'software' sustentável. A sustentabilidade não é um objectivo novo para o 'Software' Livre e de Código Aberto (FOSS). As quatro liberdades têm colocado sempre o 'Software' Livre à frente do desenho de 'software' sustentável. O que é novo é que os valores do FOSS são agora reconhecidos como estando directamente relacionados com a sustentabilidade por organizações como a Agência Ambiente Alemã (Umweltbundesamt), que desenvolveu os critérios de certificação.

O Blue Angel é atribuído a uma gama de produtos e serviços, desde produtos em papel a materiais de construções ou impressoras. Em 2020, a Agência Ambiental Alemã alargou os critérios de certificação pra incluir produtos de 'software', sendo a primeira no mundo das certificações ambientes a associar a transparência e autonomia do utilizador com a sustentabilidade. Para obter o emblema, um produto deverá demonstrar que cumpre um conjunto de requisitos restritos considerados críticos para o ambiente ao longo do ciclo de vida do produto. Estes incluem o fornecimento de transparência no consumo de energia ao usar o produto -- por exemplo, no caso do Okular, ao ler ou ao anotar um PDF -- e a capacidade de executar a aplicação em 'hardware' com pelo menos cinco anos de idade. Os critérios da certificação Blue também incluem uma lista de requisitos de autonomia do utilizador que reduzem o impacto ambiental do 'software'.

Emblema da Blue Angel

Todos estes critérios reflectem os valores do KDE e os valores adicionais do movimento FOSS de forma transparente. Com o 'Software' Livre e de Código Aberto, a transparência é garantida e o controlo é passado aos utilizadores, em vez de ficar retido pelos vendedores ou fornecedores de serviços. Isto permite aos utilizadores decidirem o que querem das aplicações que usam e, muitas vezes descurado, do 'hardware' também. Por exemplo, os utilizadores podem reduzir o consumo de energia dos seus programas, sem perda de funcionalidades, porque podem instalar só o que precisam, nem mais nem menos; podem também evitar opções de publicidade e análise e recolha de dados, os quais iriam executar processos desnecessários em segundo plano, levando ao consumo de recursos. Do lado dos programadores e FOSS, tipicamente continuam a dar suporte para 'hardware' que a indústria gostaria de tornar obsoleto, fornecendo aos utilizadores com 'software' actualizado e seguro para dispositivos que poderiam de outra forma ser descartados como lixo e acabando a poluir terrenos. Em resumo, como consequência das liberdades dos utilizadores e a transparência garantida por uma licença de 'Software' Livre, os utilizadores e comunidades são capazes de influenciar os os factores que determinam o consumo de recursos do seu 'software'!

Desenvolvido segundo a licença GPLv2+ license, o Okular é um Software Livre e de Código Aberto, e com isso ficou desde já pronto para cumprir muitos dos critérios de autonomia do utilizador necessários para obter o selo de aprovação do Blue Angel. Foi desenvolvido mais algum trabalho para tornar o Okular completamente compatível com todos os critérios da Blue Angel, tornando-se oficialmente reconhecido como oferecendo alguma transparência no consumo de energia e recursos, alargando a vida operacional dos dispositivos e permitindo alguma autonomia para o utilizador.

O KDE e a comunidade de 'Software' Livre gostariam de desejar um forte obrigado aos programadores do Okular por criarem aplicações amigáveis a nível ambiental para todos nós!

O Okular funciona no Linux, Windows, Android e Plasma Mobile e está disponível para transferênci em todas as distribuições de GNU/Linux, como um pacote autónomo do Flathub e na Snap Store, através do repositório de versões do KDE F-Droid para o Android, assim como na Loja da Microsoft. Sendo FOSS, o código-fonte também está imediatamente disponível no repositório de GitLab do Okular para todos o usarem, estudar, partilhar e melhorar.

Hoje a sustentabilidade deverá ser considerada de forma holística: a liberdade e a abertura no 'software', a autonomia do utilizador e o controlo sobre a vida digital de cada um e a transparência no consumo de recursos na nossa infra-estrutura digital fazem todos parte disso. Junte-se a nós no KDE Eco. Tentemos criar mais sustentabilidade digital e as aplicações de código aberto e livre mais eficientes a nível energético, para que possamos viver à nossa responsabilidade para esta geração e as futuras!


O artigo foi contribuído por segundo os termos da licença CC-BY-4.0.